segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Amor, Amar, verbos que não se conjugam mais.

Li Shakespeare, Camões, Drumond, Pessoa, Vinicius de Moraes...e acho que a culpa é deles! Sim, a culpa é dos poetas que escrevem tão bonito sobre o Amor e nos faz pensar nele como algo a ser conquistado, como algo essencial e intrínseco à Vida. A busca do Amor passa a ser maior que muitos outros projetos e então se você não o encontra, então há um pensamento velado, algo como "o que será que ela tem?". A culpa é de Camões que mentiu ao dizer que o Amor é ferida que dói e não se sente. Como não sentir algo que te deixa mal, que te deixa com os pensamentos atordoados cada vez que você vê um casal? Nando Reis captou melhor a essência ao dizer "Por que não eu?" e é essa a pergunta que toda mulher à procura de um grande Amor se faz...A culpa é de Shakespeare com seus finais trágicos, então o verdadeiro Amor termina em Tragédia? Então o que deveria ser Comédia se transforma em Drama? A culpa é do Roberto Carlos com as mesmas músicas todo fim de ano como se pudesse renovar o Amor com seu "como é grande o meu Amor por você". E quantas pessoas não se sentem mal com uma música tão linda? A culpa é dele por me fazer sentir tão mal com suas músicas tão boas. A culpa é daquela maldita marcha nupcial, que é tocada em todo casamento. A culpa é das novelas com seus amores impossíveis e finais felizes. A culpa é dos filmes com seus casais perfeitos e suas frases feitas. A culpa é do Dia dos Namorados que enfeita os shoppings e as ruas de corações. A culpa é do próprio Amor que deveria chegar até nós sem esforço, quando na verdade tudo vem com muito suor e muita lágrima. A culpa é de quem inventou a frase "não era pra ser" ou pior "ainda vai chegar à sua vez" ou mesmo "o que é seu tá guardado". Este ano vi todos os meus ex se casando, vi quase todas as minhas amigas se casando, ontem fui a um casamento. O que está errado? Será que sou tão ruim assim, tão incapaz de conseguir alguém para dizer "eu te amo" sinceramente? A culpa é de Vinicius que disse "que seja eterno enquanto dure" e tornou essa frase meu lema, meu carma e meu maior medo. A culpa é da insegurança, do medo, da raiva, da inveja que tenho às vezes de tantas situações. A culpa é minha, afinal. Por acreditar no Amor, por buscá-lo, por desejá-lo. Mas, enquanto ele não vem na forma do Outro, estou procurando-o em mim mesma. Amar a mim, preocupar comigo primeiro. Entendi o que é amor-próprio - estava faltando. A culpa é minha...Afinal.

2 comentários:

  1. Olha, realmente estou em crise. Parei com a ritalina assim que melhorei, voltei por conta própria e estou aguardando a consulta já agendada.
    Minha vida é boa, mas a parte profissional está me massacrando, as vezes sinto vontade de...
    Sou advogada, mas acho que era. Todo aquele gás, toda aquela vocação, tudo aquilo passou.
    Após 10 anos de estudo e dedicação, muitos prazos perdidos, desculpas, mas principalmente o medo que tomou conta de mim e hoje se materializou no diagnóstico conjunto de ansiedade generalizada.
    Mudei de cidade, mas a cabeça não se acalma, no meio dessa bagunça, ou eu sou a bagunça

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vai? Eu sei bem o que é estar em crise. No momento estou conseguindo manter em um mesmo trabalho, mas fazia 8 anos que eu não sabia o que era ficar mais do que 3 meses em um mesmo lugar. Muitos atrasos, vontade de fazer nada, vontade de dormir, de pular da janela, de morrer. Eu também parei com a ritalina, hoje faço terapia com abordagem gestalt e aprendi a lidar melhor comigo - principalmente com as minhas limitações. Uso agenda da Franklin Covey, tento criar rotinas com modelos, pedi horário flexível no trabalho no ato da contratação, tive a sorte de ter um chefe que ouviu o meu problema e entendeu que em alguns aspectos não adiantaria exigir muito. Então contratei uma pessoa que é o oposto de mim e é excelente nas minhas falhas: tudo o que envolve atenção como planos, planilhas, ligações, recados, reportes, reuniões, compromissos agendados. Mudei de cidade também e foi bom para eu "respirar" mas depois de 3 meses entendi que meus problemas sempre me acompanhariam e que não há cura. Há força de vontade, aceitação, limitação e uma busca por algo, alguém ou algum lugar que não nos tire ainda mais as forças. Encontrei um pouco de paz com Deus, tenta também! Mas nao desiste não, é clichê mas é verdade: depois de uma noite vem o amanhecer e a gente não pode esperar que alguém nos levante ou mesmo nos acorde com flores. É a Vida, é o conviver consigo mesma e se sentir feliz nas suas pecualiaridades - achar os seus fortes e expandi-los e não ficar tentando superar os pontos fracos. Seja feliz, volte aqui, se quiser conversar...Um beijo!

    ResponderExcluir